Thirteen days

Realizador: Roger Donaldson

Actores: Kevin Kostner; Bruce Grenwood

Música: Trevor Jones

Duração: 145 min.

Ano: 2000

As eleições presidenciais americanas são disputadas no mês de Novembro. Filmes envolvendo o presidente da nação mais poderosa do mundo é um tema bastante recorrente no cinema. Neste caso, a história baseia-se em factos reais. Durante a presidência de John Kennedy, estalou em Outubro de 1962, a famosa “crise dos mísseis”. A antiga União Soviética planeava instalar em Cuba mísseis capazes de atingir o território norte-americano. A 16 de Outubro os Estados Unidos obtêm provas fidedignas que isso era verdade. A presidência norte-americana ameaça utilizar as armas nucleares para impedir a instalação dos mísseis em Cuba, exigindo que os navios soviéticos que transportavam esse material bélico voltassem para trás. Durante 13 dias, todo o mundo esperava ansiosamente o desfecho da crise: haveria ou não uma nova guerra? Cederiam os soviéticos às pressões americanas? As informações dos EUA estavam correctas?

O interesse do filme é revelar os bastidores de todo este dilema. Mostra-nos as inúmeras conversas entre John Kennedy e os seus conselheiros, de que modo se confirmavam as informações obtidas, como se mantinham reuniões ao mais alto nível em que uma palavra fora do contexto podia originar o fracasso das negociações, como saber se uma pessoa era de confiança e estava mais interessada em defender a sua posição pessoal ou a posição do país e também o impacto que os mass media criavam na opinião pública.

A narrativa é densa. Há muitíssimos diálogos que são de antologia e que revelam a grandeza de um líder ou a sua fraqueza. Tomar decisões é difícil. Saber rodear-se de bons conselheiros também. Ter alguém em quem confiar um verdadeiro luxo. Aproveitar as oportunidades e mais do que isso, criar novas oportunidades é um desafio que nem todos saber utilizar. E muitas vezes, tal como acontece na vida real e que neste filme é muito bem ilustrado, são os pequenos pormenores que marcam a diferença e conduzem ao sucesso… um filme que merece ser cuidadosamente analisado!

Tópicos de análise:

1. Tomar decisões segundo princípios e convicções e não por interesses circunstanciais.

2. Saber ouvir os elementos de uma equipa.

3. Delegar nas pessoas de acordo com as suas capacidades.

4. Gerir as oportunidades sabendo captar as “nuances” de cada situação.

Encontra aqui uma curta apresentação de algumas dezenas de filmes, contendo os dados principais de cada um deles, um resumo e alguns tópicos de análise. Não se trata de filmes aconselhados por nós, mas apenas de algumas ideias que podem ajudar a escolher um filme ou a tirar partido dele do ponto de vista educativo.

Colaboração de Paulo Martins, Mestre em História e doutorando em Cinema.