Indomável

True Grit

 

Realizador: Ethan e Joel Coen

Atores: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld

Música: Carter Burwell

Duração: 110 min. Ano: 2010

Este filme realizado pelos irmãos Coen baseia-se num guião já levado ao cinema nos anos 60 e interpretado pelo mítico John Wayne. A história é linear, mas reveladora da força interior da natureza humana.

Uma rapariga de 14 anos quer vingar a morte do pai, assassinado por um antigo empregado. Quer condená-lo pelo que fizera e evitar que continue a destruir a vida dos outros.

Vai ter com o xerife, a autoridade do lugar. É um homem já velho sem capacidade para perseguir alguém. A jovem pede- lhe  então  que  indique  o nome  de  homens que  estivessem dispostos a ajudá-la a apanhar o bandido. O xerife sugere três hipóteses, descrevendo cada um. Ela ouve, pensa e vai falar com o que considera mais capaz. Esse encontro corre mal, mas ela não desiste. Quer conhecê-lo melhor. Segue-o num dia em que ele vai a tribunal e fica a saber mais pormenores sobre as suas capacidades. Fala novamente com ele. Explica o que a move… ele aceita. Entretanto,   junta-se-lhes  outro justiceiro que perseguia o mesmo assassino e partem os três à aventura.

Os dias cavalgando em conjunto permitem conhecer-se melhor… No fim, atingem o objetivo, mas só pelo apoio que prestam uns aos outros. É que, de facto, tinham aprendido a contar com as qualidades e defeitos de todos. Havia unidade e uma motivação comum alicerçada na confiança que ambos conseguiram construir.

 

Tópicos de análise:

  1. A informação mais credível é a fornecida por pessoas de confiança.
  1. As decisões  tomadas  e  os  resultados  alcançados constroem a imagem pessoal.
  1. Estabelecer um contacto pode custar, mas o esforço fortalece esse empenho.
  1. A confiança requer tempo e gestos concretos gastos em favor do outro.

 

(Paulo Miguel Martins)