Insomnia

Realizador: Christopher Nolan

Actores: Al Pacino; Robin Williams

Música: David Julyan

Duração: 118 min.

Ano: 2002

Um detective é destacado, juntamente com um colega, para investigar um crime no Alasca. São recebidos com frieza pelos agentes locais encarregues do caso, excepto por uma jovem mulher polícia que, desde logo, se oferece para colaborar com os dois recém-chegados a um território invulgar, inundado de sol, com uma luz que tudo ilumina. Mas o principal herói tem um segredo que não quer desvendar. Pior do que isso, quer mesmo escondê-lo. É considerado um bom profissional, mas o seu colega sabe de algo e tenciona falar sobre o assunto com os seus superiores… Têm início as diligências para encontrar o assassino. Numa perseguição em que quase o capturam, o detective em questão mata o seu colega por acidente.

Não tem coragem de dizer a verdade. Tem receio de que suspeitem que o matou para que o seu segredo não fosse descoberto. Por isso, ele próprio vai deixando pistas para incriminar o assassino procurado por mais essa morte. Mas o peso na consciência é que não o deixa em paz, nem a luminosidade que lhe invade o quarto e a vida. Não consegue dormir. Entretanto, recebe um telefonema do assassino. Ele vira-o e tinha provas de quem matara o seu colega. Começa a fazer chantagem. Detective e assassino encontram-se. Forja-se um falso plano incriminando uma terceira pessoa inocente. A jovem mulher polícia desconfia de qualquer coisa. O detective quer revelar tudo, mas cada vez se encontra mais enredado nas suas próprias mentiras. Assaltam-no as dúvidas. Nunca adormece. A lucidez vai fraquejando… Por fim decide esclarecer toda a verdade. Já era tarde. O assassino montara o seu plano e conseguira apanhar a jovem polícia. Detective e assassino acabam por se enfrentar num duelo de morte, com a novata investigadora a assistir a todo o desenrolar da verdadeira história. Será ela a única sobrevivente deste drama, pois durante o tiroteio, são mortos os dois protagonistas. Agora seria ela a responsável por iluminar todo o caso mas, por respeito para com o detective, pensa em omitir alguns factos. Então, o herói ainda tem forças para lhe dizer “não percas o rumo e não te afastes do caminho”. Morre. Mas a mensagem ficou. E apesar de ser um final típico de Hollywood, nesta onda de escândalos financeiros, de corrupção e fraude que afectam tantas empresas, um filme como este deixa várias pistas e alguns factores que vale a pena serem analisados…

Tópicos de análise:

1. A verdade é o factor essencial da credibilidade e da integridade.

2. As faltas em aspectos insignificantes é que tornam depois habituais as grandes fraudes.

3. O desespero de não ter uma pessoa de confiança com quem desabafar e pedir conselho.

4. A responsabilidade de uma decisão é individual, não de uma estrutura ou de uma cultura empresarial.

Encontra aqui uma curta apresentação de algumas dezenas de filmes, contendo os dados principais de cada um deles, um resumo e alguns tópicos de análise. Não se trata de filmes aconselhados por nós, mas apenas de algumas ideias que podem ajudar a escolher um filme ou a tirar partido dele do ponto de vista educativo.

Colaboração de Paulo Martins, Mestre em História e doutorando em Cinema.