Changing Lanes

Realizador: Roger Michell

Actores: Ben Affleck; Samuel L. Jackson

Música: David Arnold

Duração: 96 min.

Ano: 2002

“Tempo é dinheiro”. Para se ganhar mais dinheiro, é preciso maximizar o tempo! Ocupar “bem” todos os segundos com um ritmo de trabalho rápido, imediato! Executar! Triunfar! O sucesso não pode esperar! Ouvir e ponderar são verbos que gastam muito tempo…

Este filme começa a alta rotação. Uma firma de advogados prepara-se para ganhar em tribunal mais um caso. O jovem advogado encarregado do processo pensa já na vitória e lança-se à acção sem hesitar. No caminho para o tribunal causa um acidente de automóvel. A pressa é tanta que deixa alguns documentos com o dono do outro veículo, enquanto lhe entregava um cheque em branco que cobrisse todas as despesas. Ao chegar ao tribunal repara que lhe faltam papéis. A sessão é adiada. Tem algumas horas para recuperar a documentação. Mas, como abandonara o local do acidente sem ficar com os dados do outro sinistrado, não sabe o que fazer. Senta-se no carro desesperado. De repente, vê passar o dono do outro veículo. Fala com ele. É um ex-alcoólico em recuperação que tenta recomeçar a sua vida e que, devido ao acidente, chegara atrasado ao tribunal de família. Fora-lhe imposto o divórcio e perdera a mulher e os filhos. Estava furioso e nem quer ouvir falar na devolução de papéis. O advogado regressa ao escritório e recorre a todos os estratagemas possíveis para obrigar o outro a entregar-lhe os documentos; aquele, por sua vez, vinga-se das acções do advogado numa espiral mútua de ódio e de raiva… Entretanto, o advogado repara que não domina a situação. Tem de esperar e descobre que tem tempo para pensar. Corre o risco de perder tudo. Faz um balanço da sua actividade e comprova que participara em autênticas fraudes. Este caso era mais uma. Mas porque lhe pesava a consciência? Era possível ser honesto quando os superiores hierárquicos e até a sua mulher defendiam procedimentos incorrectos? Em quem confiar? Poderia modificar as suas atitudes? De repente é informado de que tudo se resolvera com o tribunal. Tudo acabara bem, excepto para a consciência do jovem advogado, que resolve então repor a justiça, pelo menos a que estava ao seu alcance…

Filme com ritmo empolgante, onde cada acção, mesmo as mais superficiais e marginais da história, podem espelhar as decisões tomadas, no dia a dia, pelos empresários. A narrativa retrata um estilo de vida que cada se pode seguir ou tentar que seja diferente, “mudando de faixa”, como diz o título original do filme…

Curiosidade: Sidney Pollack, produtor deste filme e realizador de tantos outros, surge como actor secundário no papel de um velho advogado sem escrúpulos.

Tópicos de análise:

1. A responsabilidade individual na decisão das acções.

2. A ética ainda tem valor na prática?

3. O exemplo da hierarquia de topo no sucesso da empresa.

4. A confiança entre as pessoas como factor de êxito.

Encontra aqui uma curta apresentação de algumas dezenas de filmes, contendo os dados principais de cada um deles, um resumo e alguns tópicos de análise. Não se trata de filmes aconselhados por nós, mas apenas de algumas ideias que podem ajudar a escolher um filme ou a tirar partido dele do ponto de vista educativo.

Colaboração de Paulo Martins, Mestre em História e doutorando em Cinema.